07 janeiro 2006

Debate Evolucionismo versus Intelligent Design

Faz um tempo, na antiga versão deste site, fiz um comentário sobre um dos argumentos usados como evidência da ocorrência da Evolução que é o fato dos seres vivos, dos mais simples aos mais complexos, compartilharem estruturas básicas.

Na ocasião, refutei este argumento citando um conceito muito comum no ramo de engenharia de software chamado
reutilização de código:

"In this context, what have the design patterns contributed? They have given us the possibility to organize our classes in common structures, well proven, and modifying the system for improving its flexibility and extensibility. In other words, increasing the easiness of adapting the software products to the specification changes and increasing it possible reutilization. In summary, the same benefits already made by object oriented programming, powering the quality of the design, and therefore the software itself."

Na época deixei claro que eu acredito que o compartilhamento de estruturas básicas entre os seres vivos é consistente com ambas as teorias mais discutidas do momento. Isso bastou para eu receber uns poucos e-mails tentando me tirar das trevas do fundamentalismo religioso e me ofercendo a luz da ciência.

Alguns meses depois encontrei dois textos de um sujeito que também se recusa a abraçar dogmas apenas porque vindos de "cientistas".


Divirtam-se:

Well, I’ll Be a Monkey’s Nephew

More Monkey Business

Tentando evitar mais e-mails querendo me tirar das trevas da ignorância, deixo claro que o problema não é o Evolucionismo, mas os argumentos de alguns dos seus defensores, muitos deles intelectualmente desonestos.

Esse post é em homenagem ao meu amigo PC. A coisa mais hilária do mundo foi eu e ele conversando sobre o surgimento da vida no universo após muitas e muitas cervejas. Nem precisa dizer a quantidade de piadas que surgiram com o famoso "caldo" pré-biótico. Quem nos visse naquela mesa dificilmente conseguiria convencer alguém de que há uma evolução em andamento... :-)