09 janeiro 2006

França

Via De Gustibus... um texto que mostra como a França chegou na situação atual.

Este texto é praticamente um resumo do livro A Fábrica de desempregados que eu já havia lido e que tinha me deixado de queixo caído.

Se a França continuar neste caminho, creio que em algumas décadas estará fazendo companhia aos países de terceiro-mundo. O problema é gravíssimo pois, a cada problema que surge, os franceses criam "soluções" que além de não resolver o problema, ainda corre o risco de piorar outros aspectos.

Não estou exagerando.

Vejam esta solução para combater a discriminação na contratação de empregados:

"A prize example is the attempt to promote, and perhaps to make mandatory, the anonymous job application. The C.V. must not contain the name, age, sex and address of the applicant to stop employers discriminating against Arabs, blacks and also whites living in the suburbs that are politely called 'sensitive'."

Bom, vamos supor que os empregadores estejam dispostos a contratar empregados sem conhece-los. Algum meio-de-campo terá que haver entre os dois, alguém que saiba quem é quem. Logicamente tal tarefa será destinada ao Estado e será criado o Departamento de Proteção ao Anonimato de Candidatos a Emprego, DPACE. Algo como o programa proteção às tetemunhas. Tal departamento, claro, precisará de funcionários, infraestrutura, etc, etc.

Obviamente a idéia não funcionará, mas os orgulhosos burocratas franceses não admitirão isso jamais. Então a França estará com dois problemas em vez de um: discriminação na contratação e inchaço da máquina estatal.

Oh, la merde!