02 janeiro 2006

Ano novo, tudo velho

Gosto muito de ler tudo que Thomas Sowell escreve. Poucas pessoas por aí abordam com tanta clareza os inúmeros trade-offs aos quais somos submetidos constantemente ao longo de nossa vida. A noção de que tudo na vida é trade-off é tão importante que pessoas que não conseguem enxegar isso passam por maus bocados na vida. Mas pior ainda é quando quem não consegue enxergar são pessoas com algum poder de decisão.

Neste caso elas fazem outras pessoas passarem por maus bocados.

Neste artigo, um juíz do trabalho orgulhosamente afirma que "no Brasil, os juízes do Trabalho têm resistido à flexibilização das leis trabalhistas, que normalmente se insinua através de projetos de lei apresentados no Congresso Nacional."

A falta da noção de que tudo na vida é trade-off impede o juiz de enxergar que a alternativa à flexibilização dos contratos de trabalho não é a contratação dentro das normas da CLT, mas a não contratação.

Ou seja, para manter uma regulamentação anacrônica, pesada e que gera um overhead administrativo absurdo, os juízes estão dispostos a tudo, até mesmo a condenar milhões de brasileiros ao desemprego.