04 outubro 2009

Rio 2016: sneak peek

Fala-se que só a viagem para Dinamarca custou aproximadamente um milhão de reais.

Vejo no Duke que a comemoração não poderia ser mais brasileira, com direito a baile funk no final (suspiro).

Tirando aqueles que beneficiar-se-ão, direta ou indiretamente com este evento, só consigo imaginar dois tipos de gente que apoiariam a verdadeira farra com dinheiro público que serão esses jogos:

1) O conformado que quer aproveitar ao menos alguma coisa. Para ele o Brasil não tem mais jeito, a corrupção rola mesmo solta com ou sem jogos Olímpicos. Então, já que estamos no inferno, que abracemos o capeta. Este desistiu do país há muito e agora se contenta com qualquer momento de festa. Ele não está nem aí para os argumentos de "legado de infraestrutura" ou "desenvolvimento do Brasil como potência esportiva." É o tipo que melhor encara as decepções com esses eventos pois ele não tem nenhuma expectavia.

2) O que sofre da "Síndrome do Dia da Marmota." Este é o caso mais grave, que acomete dezenas de milhões de brasileiros. Este tipo acorda todo dia pensando "Agora vai!" e, todo dia, vai pra cama desiludido. Quando o Rio foi escolhido para sediar o Pan, ele pensou "vamos melhorar o transporte público e a infraestrutura da cidade!" Ao final do evento, o Rio continuou o mesmo e o coitado foi pra cama desolado. Mas no dia seguinte ele acorda e o Brasil é escolhido para sediar a Copa do Mundo e os jogos Olímpicos. Exultante ele pensa "Vamos melhorar o transporte público e a infraestrutura de várias cidades no país! O Brasil ganhará visibilidade mundial, tornando-se um dos principais destinos turísticos do mundo! Além disso, viraremos potência esportiva, nos situando no topo do quadro de medalhas!" E mesmo que nada disso venha a acontecer, mesmo que ele vá para cama com o coração em pedaços por tanta decepção, no dia seguinte ele novamente acordará dizendo "Agora vai!"