04 outubro 2009

Pessimista, eu?

Lendo o post de hoje, Rio 2016: sneak peek, alguém pode pensar "Caraca, esse cara é muito pessimista!"

Pera lá!

Cínico eu até aceitaria, mas pessimista não. Em situações onde as chances de "tudo dar certo" ou de "dar merda geral" estão mais ou menos homogeneamente distribuídas eu tendo a achar que tudo pode dar certo. No entanto, cabe fazer uma análise do contexto atual e não agir como se fôssemos um marciano que tivesse colocado os pés no país na sexta-feira passada. Vivemos hoje uma crise de corrupção sem precedentes, com escândalos pipocando diariamente nas três esferas do executivo, para não falarmos dos outros poderes. No médio e longo prazos não vemos nenhuma perspectiva de mudança nesse cenário. Já tivemos, recentemente, o exemplo claríssimo Pan 2007 que, além de elefantes brancos abandonados, não deixou nada para a cidade. Nem mesmo nosso desempenho esportivo melhorou significativamente nos jogos de Pequim.

Se alguém me diz que vai pular de paraquedas eu não falo "Iiiih, vai dar merda hein!" Mas se o cara me diz que vai pular de um prédio de 50 andares usando uma capa do Batman, eu não posso dizer "Vai lá que pode dar certo sim!" Ou se o cara diz "Olha só: vou atirar em em direção ao meu rosto e parar a bala usando os dentes!" eu não posso dizer "Uau! Maneiro!"

Como disse Thomas Sowell, "a realidade não é opcional."