04 outubro 2009

A briga pelas tetas já começou

Nego não perde tempo:

Executivos do Ministério do Esporte e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, deixaram claro ontem que a disputa teve início nos bastidores. Apesar de Nuzman ter falado abertamente que quer comandar o projeto, o Ministério já adiantou que tem o seu plano. O projeto prevê uma participação estatal forte no financiamento e na formulação.

Atualmente, o COB é que define e distribui os valores da verba da Lei Piva para as confederações de cada modalidade. O dinheiro, que sai de loterias, é disputado agora também pelos principais clubes formadores de atletas, que se associaram para defender a questão.

Haverá, diz o governo, muito mais dinheiro para ser investido no esporte de alto rendimento anualmente a partir de 2010. Há uma estimativa, mas o governo federal não revela qual é. Não foi fechado como será a forma desse dinheiro ser investido. De acordo com o principal executivo da pasta na candidatura brasileira, Ricardo Leyser, há a tendência de boa parte ser investida de forma direta, sem o COB como intermediário.