10 agosto 2008

Tortura funciona?

Dizem que não, mas, aparentemente, terrorismo sim:

Uma editora americana cancelou os planos para lançar um livro de ficção sobre a noiva infante do profeta Maomé devido a temores de que a obra provoque violência.

A novela The Jewel of Medina (A Jóia de Medina) seria o livro de estréia da jornalista Sherry Jones e deveria chegar às livrarias na próxima terça-feira.

A editora Random House disse que o livro "pode ser ofensivo" a alguns muçulmanos e que ele "poderia incitar atos de violência em um segmento pequeno e radical".

"Nós decidimos, depois de muita deliberação, adiar a publicação", afirma uma nota divulgada pela editora americana, assinada por Thomas Perry, um dos diretores.

A decisão foi tomada "pela segurança do autor, dos empregados da Random House, vendedores e qualquer um que possa estar envolvido na distribuição e venda desta novela."

Eis minha versão para a reunião:

- Bem, então está decidido que não vamos publicar este livro, pois ele pode ser considerado ofensivo para alguns muçulmanos e desencadear uma onda de violência.
- Certo, mas o que vamos lançar no lugar dele?
- Que tal aquele livro sobre Jesus em que ele é um pansexual viciado, Maria é uma viciada que se prostitui e José é seu cafetão pedófilo?
- Perfeito!