06 janeiro 2008

Fotografia

Eu curto fotografia. Detesto Sebastião Salgado.

Notei que o perfil mais comum do admirador dele e aquele culpado por usufruir de alguma riqueza enquanto tantos outros morrem de fome. Coisa de elite brasileira e gente do primeiro mundo que adora um "povo da floresta".

Se você sente alguma culpa pela pobreza de terceiros, sem ter sido o responsável por ela, você provavelmente tem problemas. Outra vez generalizando, pessoas que eu conheço com este perfil geralmente sofrem horrores com a fome na África e pouco ou nada fazem para que a vida de sua empregada, tão pertinho, seja um pouco menos sofrida.

As fotos de Sebastião Salgado representam para estas pobres almas o resgate de uma consciência perdida, sei lá. Como minha consciência anda funcionando muito bem, não consigo ver nada de interessante no jeito como ele retrata as pessoas.

Mas ei! Isso é minha opinião. Alguém, ao ler este texto, pode sentir uma compulsão de escrever para mim perguntando "Quem é você para criticar o renomado Sebastião Salgado?"

Poupe seu esforço.