26 junho 2007

Xará

Meu xará usou um título perfeito para citar um post meu:

Assim se incentiva o populismo

E por que o título é perfeito? Porque esse descaso, quase um desprezo, que esse pessoal nutre por quem não tem dinheiro e pelas leis gera uma polarização que basta um Hugo Chavez e instituições democráticas frágeis para transformá-la em ditadura das massas.

E podemos condenar as massas? Sempre digo pros meus amigos, principalmente para os que votaram no Apedeuta nas primeiras eleições: os pobres que o reelegeram foram os únicos que votaram motivados por um mínimo de racionalidade. Vejamos:

1) Quê motivo tem alguém das classes média e alta para votar em alguém de um partido que sempre lutou contra a burguesia? Se eles não sabem o que é burguesia, bem, deveriam olhar no dicionário.

2) O governo acenou com bolsa-isso, bolsa-aquilo e bolsa-aquilo-outro. Sabemos que tudo não passa de esmola, mas pensem da seguinte forma: entre duas situações idênticas de abandono, melhor uma em que a pessoa receba algum dindim. No Brasil de hoje - e de sempre - a alternativa para os pobres não é ficar sem as bolsas mas receber escola, saúde, etc. A opção é ficar sem bolsas e ponto final. Sabemos que, no longo prazo, a receita, na melhor das hipóteses, resultará na estagnação da população pobre. Mas no longo prazo todos estaremos mortos. :-)

Esse descaso, essa atitude de se achar acima das leis, essa postura de quem se acha pertencente a uma casta superior, enfim, tudo isso resulta numa tensão social de grandes proporções. A pobreza deixa de ser situação econômica - na qual qualquer um pode cair eventualmente - para ser uma casta. As pessoas deixam de "estar pobres" para "ser pobres". É quando se perde qualquer perspectiva de se tornar "alguém na vida".

Então aparece um Hugo Chavez e promete não apenas melhorar um pouquinho sua vida - e de fato o faz - como também punir "os ricos" por todo o mal que fizeram aos pobres.

É por isso que não tiro a razão de quem é pobre e vota no Hugo Chavez e nem mesmo no Apedeuta.

Quando a elite econômica se recusa a ser também a elite social, ela merece todos os Chavez e Lulas que encontrar pelo seu caminho.

Para finalizar, quero falar o que sempre falo aqui: o De Gustibus... é um dos - se não o - melhores blogs de economia que há por aí (não digo apenas no Brasil, não). A causa principal é que o xará, além de ser O economista, sabe que o homem é muito mais coisa antes de também ser o homo economicus.

Falo sério. Eu sou um Engenheiro e sei como é difícil para as pessoas técnicas abrir sua cabeça para aquilo que não podemos explicar ainda e tentar ver o mundo com outros olhos. Vocês não têm noção de como eu brigo comigo mesmo tentando apenas captar o conceito de Deus. Mas isso é papo para outro post...