28 setembro 2009

Cultura pop

Não deixa de me surpreender como alguns assuntos polêmicos são abordados na TV americana. Seriados de TV chegam a ser mais profundos, na discussão de certos assuntos, que toda a nossa academia reunida. Se por aqui, ainda chafurdamos nos estereótipos "pobrinho bom, rico mau" ou nos programas humorísticos cuja as piadas consistem em mostrar mulheres semi-nuas chifrando seus maridos ou bichas afetadas, lá questões como discriminação, qualidade da educação, etc. são colocadas de forma provocadora e fora do receituário politicamente correto.

Neste domingo estava vendo a reprise de um episódio de "The new adventures of old Christine", estrelado pela atriz que fazia a Elaine em Seinfeld. Segue um resumo.

Após ler, para a classe de seu filho, um livro com a história de Ruby Bridges, Christine percebe que na escola não há um único negro sequer e fica incomodada com a falta de diversidade da escola, fazendo disso sua mais nova causa.

Num belo dia, no pátio da escola, enquanto ela explica para o filho as virtudes da diversidade ela nota uma família negra visitando a escola. Após alguma constrangedora conversa, ela se oferece para indicar a família ao conselho da escola. Quando um membro do conselho lhe pergunta o que ela tinha a dizer sobre a família, ela orgulhosamente responde "They are black!"

Agradecida pela indicação, a família convida Christine para um jantar. Lá pelas tantas, o pai pergunta à Christine se a escola era do tipo que cultivava valores, o que Christine responde positivamente. O pai então diz:

"Ótimo porque a escola anterior era cheia de bichas..."

Christine fica arrasada por ter indicado uma família que discrimina gays e tenta reparar seu erro, indicando para a escola um casal homossexual. Transbordando de orgulho, ela apresenta o casal a um dos membros do conselho que questiona o motivo deles querem mudar de escola. Um dos homens do casal então diz:

"A escola está cheia de judeus"

Para Christine nada mais resta a não ser dizer "Damn it!"