23 agosto 2009

Longuíssimo caminho pela frente

É, eu sei que eu sou extremamente pessimista em relação ao Bananão e que tudo que eu digo tem que passar antes por um filtro antipessimismo. Mas ainda assim eu acho que o Bananão tem um longuíssimo caminho a trilhar para se tornar algo parecido com um verdadeiro Estado de Direito. Impressiona-me, por exemplo, como é frágil nestas bandas o direito à livre expressão. Qualquer um, munido de um advogado de porta de cadeia, consegue calar a boca daqueles que emitem opiniões que lhe são desagradáveis. E pior: a opinião pública geralmente fica a favor ou naquela neutralidade do tipo "não pisou no meu calo, tô nem aí."

Este impulso de calar as vozes discordantes já vi até mesmo de gente que se considerava liberal ou libertária: vi gente defender que o Estado deveria intervir nas famílias para impedir que os país passassem seus valores religiosos aos filhos. Nem preciso dizer o perigo que é abrir uma porta dessas para o Leviatã.

Já falei em outras ocasiões por aqui (ou por aí, na tal blogosfera): defender a liberdade de quem concorda com voce é fácil como empurrar bêbado ladeira abaixo. O grande desafio para qualquer um que se diga liberal é conviver com a discordância, principalmente com as que lhe são mais repugnantes. Enquanto isso não acontecer, sempre haverá pessoas subjugadas pela tirania de quem tiver mais força política no momento.

Hoje o "poderoso" pode ser você, mas amanhã...