07 agosto 2009

Em outras palavras...

¿Que pasó, compadre Obama?

Depois das promessas iniciais do presidente Barack Obama de que ele moderaria a postura dura do governo Bush no que tange à repressão de imigrantes ilegais, sua administração adotou uma estratégia agressiva de combate à imigração ilegal que em larga medida aproveita programas iniciados sob o seu predecessor.

Uma recente campanha de medidas repressivas despertou hostilidade entre as organizações de defesa dos imigrantes e muitos partidários hispânicos de Obama, e uma campanha nacional contra elas foi iniciada por meio de pequenos protestos de rua em Los Angeles e Nova York, na semana passada.

O governo recentemente empreendeu auditorias dos registros de emprego em centenas de empresas, expandiu um programa para verificar o status de imigração de trabalhadores que tinha recebido críticas por suas falhas no passado, reforçou os esforços de cooperação entre agências policiais federais e locais, e rejeitou propostas para implementar regras definidas para os centros de detenção de imigrantes ilegais.

"Estamos expandindo as medidas de repressão, mas creio que da maneira certa", disse Janet Napolitano, secretária da Segurança Interna, em entrevista.