21 fevereiro 2008

Cada um tem a anta que merece

Eu tenho a minha.

Faz algum tempo escrevi um post sobre o carro a ar. Meu ponto era que não é possível assumir que um determinado produto continuará custando a mesma coisa se algum evento causar um deslocamento na sua curva de demanda. Isso aconteceu com o GNV recentemente.

Um leitor, todo "educado", disse que a solução já existe por aí.

Como tenho o péssimo hábito de pelo menos dar uma Googleada nas coisas antes de abrir minha boca para bostejar (ao contrário do nosso amigo), achei esta reportagem sobre o carro a ar que estava sendo desenvolvido:

Na hora de abastecer há duas alternativas. A primeira é ligar o motor na rede elétrica e colocar o motoalternador em seu modo de compressor. Assim de 3 a 5 horas os depósitos novamente estarão cheios de ar comprimido. O "abastecimento" ideal parece mais complicado. Será necessária a instalação de compressores de alta pressão em uma rede similar a dos postos de combustíveis. Segundo a montadora, abastecer com estas máquinas não deve levar mais que três ou quatro minutos.

Hmm... 3 a 5 horas ou usar compressores de alta pressão. Interessante.

O melhor vem agora:

A fabricação dos veículos será feita em vários países e o cliente pegará seu carro na fábrica. O carro deve chegar ao mercado francês em maio de 2004 e no mercado espanhol em maio de 2005. A MDI já recebeu 20.000 pedidos só na Espanha. O preço médio estimado é de US$ 11.500.

Esta reportagem foi publicada em 02/07/2003. Entrei na página da empresa MDI hoje para ver quanto estaria custando o carro e qual não foi minha surpresa ao ver que há apenas um "reservation form" disponível, com os seguintes dizeres:

We want to offer people who are interested in our future vehicle the possibility to order one and join our waiting list, by filling in the following form. As soon as the cars become available we will notify you to that effect. We can assure you that filling in your data on the following form DOES NOT represent whatsoever obligation on your part to purchase one of our vehicles.

Wishful thinking, até onde eu sei, não foi o que trouxe a humanidade até aqui.