27 junho 2010

This ship has sailed

Eu adoro certas expressões em ingês. A do titulo deste post é uma delas, que quer dizer, no bom carioquês, algo do tipo "agora já era." Ela me veio à cabeça lendo este texto. Um trecho me chamou particularmente a atenção pois é um assunto sobre o qual eu já refleti um certo tempo atrás:

This is a nation of families; to neglect them or deride their importance only serves to batter the building blocks of society. There are immigrants who want to be American. They want to share our values, speak our language, hold on to our Constitution, and admire our traditions. These are the people we should welcome to our shores. All is not lost.

É curioso como praticamente todos os países chamados desenvolvidos possuem atualmente políticas bastante restritivas de imigração. A idéia, certamente apoiada por boa parte da população, é proteger os empregos locais. Por outro lado, há uma política bem fouxa de imigração de refugiados, afinal de contas todos hoje em dia são pessoas maravilhosas e não é justo fechar as portas para quem precisa.

Então temos negada a imigração de pessoas educadas, capacitadas e dispostas a contribuir plenamente para o desenvolvimento da sociedade. Mas pessoas de passado duvidoso, valores questionáveis e que provavelmente levarão para o novo país tudo de ruim que havia nos seus países de origem (quem acha que eu estou sendo reaça, vejam a situação de bairros suecos onde suecos não podem entrar) são recebidas de braços abertos e até recebem uma ajudinha do governo para se estabelecer.

Ironicamente, sob pretexto de proteger a sociedade, as políticas de imigração afastam justamente as pessoas que poderiam contribuir para sua melhoria e acolhem aqueles que mais colaboram para sua ruína. Depois vão chorar na cama que é lugar quentinho.

Hoje fala-se que o futebol (ou soccer) se popularizou nos EUA devido ao grande fluxo de imigrantes. Mas não foi apenas isso que os imigrantes levaram. eles levaram consigo toda uma cultura de estatismo, de anticapitalismo e populismo que hoje vai dando frutos nos EUA. O que parecia um baita de um negócio na época (a imigração de mão-de-obra barata) agora está cobrando o seu preço.

Com juros.

E quanto a ter a velha América de volta. Lamento, mas "this ship has sailed".