01 novembro 2009

Brincando com números

Um dos motivos pelos quais discutir na internet é ridículo e improdutivo é que, em determinado momento, começam as brigas com números. Fulano despeja estatísticas de um lado, Beltrano responde com mais números até a coisa descambar, invariavelmente, para um aberto bate-boca, incentivado pelo anonimato dos envolvidos (as pessoas ficam muito corajosas na Web).

Qualquer um está careca (bem, eu estou) de saber que números podem ser espremidos para provar um ponto. Vejamos esta reportagem:

O Rio de Janeiro, apesar de ter conseguido, com as operações da Lei Seca, reduzir em mais de 20% a quantidade de vítimas de acidentes nos últimos meses, não freou a mortalidade no trânsito de pessoas entre 15 e 29 anos. O número subiu 26% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008, de acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. Os perigos enfrentados pela juventude são o tema de uma série de reportagens que O GLOBO começa a publicar neste domingo.

Uma pessoa desonesta poderia afirmar que a Lei Seca causou um aumento da mortalidade de jovens no trânsito, usando a estatística para manipular as cosias e fazer as pessoas comprarem gato por lebre. Basta ignorar todos os demais fatores e se ater apenas àquilo que se deseja atacar ou defender.