06 maio 2012

Subdesenvolvimento

A Internet veio para, entre outras coisas, acabar com o mito que era propagado, principalmente pelas esquerdas, de que o subdesenvolvimento tinha causas majoritariamente externas (opressão, exploração dos países mais ricos ou, como eles adoram dizer, imperialistas). Depois de mais de uma década de Internet aqui no Bananão, a informação ainda é privilégio de poucos. A boa notícia é que, não havendo nenhum tipo de censura governamental, qualquer um que queira sair da Matrix pode fazë-lo tranqüilamente, dada a quantidade crescente de informação disponível na web.

O brasileiro, principalmente o de classe média, se mostra extremamente passivo em relação à informação que ele consome. Esta, curiosamentte, continua em grande parte pautada pelos meios de comunicação de massa. Não parece ser costume do brasileiro, de um modo geral, complementar, ou até mesmo confrontar, as informações que lhe foram dadas.

Comparemos o pensamento de um brasileiro de hoje com o que se pensaava há uns vinte anos atrás, sobre questões como política e economia, e creio não haver muita diferença.