12 fevereiro 2012

Cada dia pior

Se "nestepaís" houvesse qualquer interesse na qualidade da imprensa, uma notícia como esta iria direto para as salas de aula, como exemplo de péssimo jornalismo. Vamos à manchete:

Homossexual é morto com 25 golpes de faca em João Pessoa, diz delegado

Aquele leitor que meramente passa os olhos pelo portal (eu arriscaria dizer que é a esmagadora maioria) antes de ir para a seção que interessa (esporte, fofoca ou TV) guardará no seu subconsciente que mais um crime foi cometido contra essa gente tão perseguida.

Mas espere. E se algum chato (presente!) resolver ler a notícia toda?

A vítima, Cícero Santos Dias, era homossexual e usuária de crack, segundo o delegado. O companheiro dele também foi ferido por golpes de faca e encaminhado para o Hospital de Trauma da capital. Ele está sob custória da Polícia Civil, que vai investigar qual foi o envolvimento dele no caso e se existiu a participação de uma terceira pessoa no crime.

Percebemos então que há mais motivações possíveis para o crime, como crime passional, briga motivada por drogas ou ainda - mais remotamente - acerto de contas feito por um traficante.

O nível da nossa imprensa é tão ruim que já não dá para saber se a coisa é pensada ou já é apenas conseqüência de um processo.