05 junho 2006

Classe média

Sempre rio por dentro quando ouço alguém da classe média dizer "Ah, mas o Zé Povinho..." como se houvesse um gigantesco abismo cultutral entre os dois. Meu termômetro é a seção de cartas dos grandes jornais (*), cujo preço da assinatura é proibitivo para o tal "Zé Povinho". Curiosamente, as opiniões expressas ali são, em grande parte, iguais às do "Zé Povinho" com a diferença de serem expressas num português ligeiramente melhor.

Não importa o assunto (economia, política, cultura, religião, etc.) fica claro que a nossa classe média, com as raras exceções de sempre, em nada se diferencia do tal "Zé Povinho" que ela tanto critica: demonstra a mesma ignorância dos conceitos econômicos mais básicos; desconhece totalmente o funcionamento do Estado que a governa; nutre total desprezo pela cultura.

Eu costumo dizer que o que define o rumo de um país é sua classe média.

Se eu estiver certo estamos muito ferrados pois nossa classe média deve ser uma das mais fiéis represetações daquilo que Ortega y Gasset definiu um dia como o "homem massa".

(*) Vejam na seção de cartas do Globo de hoje quantas pessoas "esclarecidas" caíram no grosseiro truque de edição do discurso do Papa.