11 abril 2011

Conversinha pra boi dormir

A mais nova conversinha fiada no Bananão é a "falta de mão de obra qualificada." Nove entre dezs empresários reclamam disso. Ora, que os bananenses estão se tornando estúpidos a ponto de um dia cairem de quatro e não mais levantarem, disso ninguém dúvida. Por outro lado a estória não é bem assim como as empresas reclamam.

Pelo menos no mercado onde eu atuo, o que eu vejo é que os profissionais qualificados existem mas as empresas simplemente estipulam patamares baixíssimos de salário. Ora, claro que isso faz com que (a) os profissionais existentes migrem para outras áreas ou se agarrem aos atuais empregos, se estes forem bem remunerados; (b) aqueles que ainda não embarcaram na vida profissional não tenham incentivos para ingressar em carreiras que demandem muito estudo e resultem em baixa remuneração.

Basta usar as boas e velhas curvas de oferta e demanda: se houvesse mesmo uma demanda por profissionais qualificados, o natural é que os salários dos cargos com este perfil subissem até um ponto de equilíbrio. No médio/longo prazo, as pessoas seriam atraídas para as profissões de melhor remuneração, aumentando a oferta de mão de obra e trazendo, posteriormente, o salário para um patamar mais baixo de equilíbrio. Se há realmente esta escassez e se esta escassez realmente prejudica a operação das empresas, por que mão há um aumento de salário nestas profissões?

Simples: as empresas querem comprar uma Ferrari mas não abrem mão de pagar, no máximo, o valor de um Fiat 147. Aí, meu filho, vai empurrar bêbado na ladeira que é mais fácil...