30 julho 2010

Mitos

Existe um mito que apregoa uma certa polarização entre funcionários públicos e empregados de empresas privadas. Segundo este mito, este seriam pessoas arrojadas, voltadas ao crescimento profissional e adeptas a correr riscos em prol da inovação. Já os primeiros seriam pessoas acomodadas que arrumaram uma boquinha para ganhar um dindim enquanto a morte não chega.

Lamentavelmente, após mais de duas décadas de trabalho apenas em empresas privadas e tendo casado com uma funcionária pública de longa data eu tenho que afirmar: mais de 90% das pessoas com as quais trabalhei não possuem um décimo da competência, determinação e desejo de crescimento que a minha esposa.

Claro que funcionários públicos como minha esposa são tão raros a ponto de sua mera existência causar espanto. Meu problema nem tanto é com o funcionarismo público do qual mais ou menos se espera ineficiência. O grande problema é com as empreas privadas, principalmente as grandes corporações multinacionais. Já diz o ditado que "o olho do dono é que engorda o gado". E não existe gado mais distante do dono que as grandes empresas. O resultado é que os departamento acabam se tornando feudos onde cada gerente age de acordo com seus próprios interesses e conveniências, ficando o sucesso da empresa relegado a segundo, terceiro ou até quarto plano.

Como argumento final, se esses mitos sobre empresas privadas fossem verdadeiros, Scott Adams não teria ficado milionário com seu famoso personagem Dilbert. :-)