30 dezembro 2007

Dumbing down the hill

Ninguém ilustra melhor que os Simpsons Matt Groening como a estupidificação pode chegar a um ponto em que compromete a integridade física das pessoas.

Infelizmente a vida real não é como um desenho animado onde uma birgorna cai na nossa cabeça e no segundo seguinte estamos alegres e felizes cantarolando.

Na vida real, o bicho pega:

Água-viva fere cerca de 300 banhistas na Praia Grande: 300? Quantas pessoas precisam se queimar para alguém perceber que há algo errado na água e não entrar nela? Daria um clássico episódio dos Simpsons com Homer na areia vendo uma pessoa sendo resgatada do mar com queimaduras de água viva e dizendo "Hmm, isso me deu uma vontade de dar um mergulho!" Momentos depois ouviríamos apenas o célebre "Doh!"

Mulher grávida é internada com dengue hemorrágica: entra ano e sai ano e as campanhas não saem dos canais de TV, seja nos noticiários e até mesmo nas novelas. Mesmo assim as pessoas continuam a manter seus viveiros de vibriões, alimentando os danadinhos com tudo do bom e do melhor. Não há mais campanha que dê jeito. Agora só usando métodos napoleônicos...

Casos de hepatite A aumentam no verão, mas medidas simples e vacina ajudam a prevenir a doença: "No verão, as pessoas passam a ter mais contato com água contaminada, seja por causa dos banhos no mar impróprio ou pelas poças de água parada que se formam depois das chuvas."