30 outubro 2007

Gajo

Este gajo é dos bons:

Nem mais. A palavra central de toda essa história é a palavra "polícia". Não vale a pena discutir a "arte" de Guillermo, porque a discussão pressupõe levar a sério a psicopatia de terceiros. E os "direitos dos animais" nunca me convenceram. Razão simples: os animais não têm direitos; a capacidade para articular e defender "direitos" é uma prerrogativa racional e humana, que brota da nossa humana dignidade.

Mas se os animais não têm direitos, isso não significa que os homens não têm deveres para com eles. A começar pelo dever de não os abandonar ou maltratar, o que seria uma degradação da nossa própria superioridade enquanto humanos. Dito de outra forma: se os homens não respeitam os seus deveres, eles também não merecem os seus direitos. Quando ignoramos o dever de não torturar ou não matar, perdemos também o direito de não sermos julgados ou presos.

O lugar de Guillermo Vargas e da galerista Juanita Bermúdez não é nos cadernos de cultura; é na delegacia, no tribunal e, quem sabe, na cadeia. Ou, para sermos mais específicos, na jaula que ambos merecem. Matar um cão por capricho "artístico" não é uma violação dos direitos do cão; é uma violação dos deveres do homem. É uma particular forma de desumanidade que coloca qualquer ser humano ao nível de uma besta.

Público e privado

No verdadeiro caos que se tornou o Rio de Janeiro depois do fechamento de uma das galerias do Túnel Rebouças, algumas autoridades pedem para que o carioca use o nosso maravilhoso sistema de transporte público, invejado por grandes capitais como Nova Iorque e Paris.

- Prefeito, qual a recomendação para o carioca nesse momento de crise?
- Que usem nosso maravilhoso transporte público!
- Mas Prefeito, o senhor está usando helicóptero para ir a todos os lugares.
- Sim, mas é pago com dinheiro público. Então é transporte público.
- ...?

29 outubro 2007

Incrível

É impossível não fazer um paralelo entre o brasileiro e o célebre Homer Simpson, muitas das vezes.

Na verdade quase sempre.

Em um episódio Homer repetidamente se machucava ao tentar alcançar uma guloseima. Ele era incapaz de perceber a relação de causa e efeito entre sua tentativa de pegar a guloseima e os petardos que recebia.

Pois bem, quando o Rio de Janeiro se candidatou para sediar os jogos Pan-americanos, todos celebravam que o evento iria deixar como herança uma melhor infraestrutura de transportes e melhorias na rede hoteleira.

Pois bem, os jogos acabaram e tudo que restou foi uma enorme conta para pagar, com obras que chegaram a ser superfaturadas em até 10 (dez!!!) vezes.

Mas tudo bem, errar é humano. Aprendemos com esse erro, certo?

Errado!

Errar é humano, mas repetir o erro é brasilidade.

Nem bem saímos do Pan e já estamos todos empolgados com a herança que ficará da Copa do Mundo de 2014: melhor infraestrutura de transportes e melhorias na rede hoteleira!

É como diria Homer (clique na figura para ouvir):




Antes da Copa
Antes da Copa
Depois da Copa
Depois da Copa

28 outubro 2007

Ave!

E o Lancelove, hein? Cada vez mais enrolado...

Não deixa de ser engraçado, porém, ver a imprensa e a intelequitualha locais defendendo um membro da Igreja Católica.

Como dizem os jovens na Internet

HueHueHueHueHueHue

Essas notícias do Lancelove estão me fazendo lembrar de diversas piadas infames.

Mais uma:

Jesus pregava para os apóstolos:
- José, beije meu pé.
- João, beije minha mão.
- Pedro, beije meu dedo.
- Nicolau... por que te afastas de mim?

Recap

Me deu uma grande vontade postar esse vídeo novamente. A cada dia mais pertinente.

Para variar

Para variar um pouco, o Brasil começa a discutir um assunto quando seus proponentes originais nem mais tocam nele. A moda agora é discutir as declarações do governador do Rio de Janeiro de que o aborto pode reduzir a criminalidade. Para chegar a essa fantástica conclusão, nosso honorável governador se orientou pelo livro Freakonomics do Steven Levitt.

Escândalo! Indignação! Oh!

Mas é claro que pode. Assim como jogar uma bomba nuclear também resolveria. Ou antrax. Ou qualquer outra coisa que viesse a matar os potenciais futuros criminosos, fazendo com que os seus crimes deixem de ocorrer. Não precisa ser nenhum gênio para concluir isso.

O problema é o que fazer com aqueles assassinados que não seguiriam a vida de crimes.

Se vocês, progressistas, acham que a solução vale a pena, go ahead!

O reacionario aqui prefere não ver isso como uma alternativa.

Scientainment

Pesquisas criam primeiros passos do teletransporte

O pior é que um cara que escreve isso te olha de cima se você disser que acredita em Deus.

24 outubro 2007

Next!

Esta será a próxima causa dos movimentos engajados aqui por essas bandas. Como estamos na vanguarda do atraso, levaremos esse assunto muito a sério quando ele já estiver sendo motivo de piada no lugar de onde veio.

NOVA YORK (Reuters) - Os homossexuais masculinos, mas não as lésbicas, sofrem discriminação no trabalho e ganham até 23 por cento menos que os homens casados em alguns empregos, segundo um novo estudo feito nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Escola de Negócios e Economia Whittemore, da Universidade de New Hampshire passaram dois anos estudando dados de trabalho e renda de 91 mil casais homossexuais e heterossexuais, recolhidos no censo norte-americano de 2004.

Eles concluíram que os homens homossexuais em cargos de gerência ou empregos de baixa qualificação ganham menos que os heterossexuais, por causa da discriminação dos patrões.

20 outubro 2007

Anti-capitalismo de araque

Num de seus livros do Dilbert, Scott Adams diz que todo mundo é idiota em algum aspecto da vida. Essa frase sempre me vem à cabeça quando vejo pessoas que considero geniais cometendo atos estúpidos.

Vejamos:


Bill Watterson, oposto aos estragos que o capitalismo e o merchandising provocam em qualquer criação original, apresenta um sentimento anti-merchandising [6] proibiu expressamente a sua editora de vender os direitos para lançar no mercado uma panóplia de artigos baseados na BD. Por este motivo, Watterson passou vários anos em guerra aberta com a Universal Press e existem mesmo algumas tiras que fazem referência a esse conflito de forma muito pouco dissimulada.

No final, Watterson levou a melhor e não permitiu o lançamento de qualquer merchandising excepto alguns artigos únicos de edição limitada como postais e posters originais que se tornaram itém de colecionador.[10]. Apesar desta proibição, hoje em dia não é nada difícil encontrar T-shirts estampadas, porta-chaves ou autocolantes para carros pirateados, com imagens de Calvin a dizer e a fazer coisas que nunca disse nem fez na banda desenhada.

Deixando de lado os produtos piratas, o que a postura anti-capitalista de Bill Watterson fez foi tornar os produtos com a marca Calvin & Hobbes acessíveis somente a uma pequena elite econômica. Se ele quisesse realmente ser um rebelde contra o sistema, deveria dar os direitos de exploração de imagem a todas as empresas que se interessassem.

Tudo que o "anti-capitalista" conseguiu foi que um box de livros de tirinhas custe a bagatela de US$100.00 nos EUA e R$395,00 aqui no Bananão.

Claro que seu coraçãozinho "anti-capitalista" deve sofrer de amargura ao receber sua parte na venda dos escassos produtos que estão disponíveis no mercado.

Que belo negócio, não?

Piada infame

Não sei o que me fez lembrar dessa piada infame:

- Bispo Lancelove, o que é pedofilia?
- Cala a boca, moleque, e continua chupando!

15 outubro 2007

Ainda a Tropa

O reacionário aqui está em êxtase, já perceberam?

Vamos combinar o seguinte: guardem suas análises sócio-econômico-psicológicas bem guardadinhas (sabem onde) e quando não tivermos mais Baianos (o personagem, não os naturais da Bahia) por aí a gente discute se pode ou não abrir mão dos Capitães Nascimento.

Até lá "É Caveira, Capitão!"

14 outubro 2007

Pobre Padilha!

O Padilha deve estar até hoje se perguntando, em tom de arrependimento:

"O que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz?"

Não creio que alguém do show business faria o Tropa de Elite se soubesse que o resultado seria esse.

Seria suicídio profissional!

Não sei exatamente o que se esperava desse filme mas algo deu totalmente errado. :-)

Mais Tropa

Acabei de ver o filme no Google Videos (juro, nego colocou o filme inteiro lá).

Só tenho uma coisa a dizer:

"ONG de cu é rola!"

Eis a razão de tanta indignação

Aposto que 9 entre 10 membros do beautiful people se viram levando esses tapas.



Seu merda!

É do Peru!

No post anterior coloquei um link sobre uma crítica ao filme do Capitão Nascimento. Deixando o filme de lado, confesso que este tipo de coisa não dá para engolir:

— Foi uma grande decepção. Parece um filme fantástico, quase um Harry Potter — ironizou Alarcón [peruano], que mora nos Estados Unidos e vai escrever um artigo sobre "Tropa de elite" para o "Los Angeles Times". — Quem vê isso vai achar que todos os que estão em Guantánamo são culpados, que todos os meninos de 14 anos do Iraque matam. É só uma versão do esmagamento dos direitos humanos do governo de George Bush.

Por que este pessoal não vai morar na terra dos amantes da liberdade Fidel Castro e Hugo Chávez? Claro que a pergunta é meramente retórica...

Deus tenha piedade de nós no dia que os EUA fizerem jus à imagem pintada por esses picaretas.

Tropa

Parece (não vi o filme) que há cenas de tortura no filme Tropa de Elite.

Daí a esquerdalha chega a conclusão de que o filme é pró-tortura.

Hmm... Por que isso?

Ora, a esquerdalha está tão acostumada a usar TV e cinema para fazer propaganda que, diante das aventuras do Capitão Nascimento, a única coisa que passou pelas suas cabeças foi: É propaganda reacionária!

13 outubro 2007

Pára tudo!

Receita Federal dá brinquedo com droga a escola infantil

Um garoto de cinco anos ganhou na escola, no município de Eldorado (464 km de Campo Grande), um carrinho de fricção como presente do Dia da Criança. Dentro dele, porém, a surpresa: o brinquedo escondia droga e dinheiro falso.

O carrinho era um dos 900 brinquedos doados pela Receita Federal para a Prefeitura de Eldorado distribuir nas escolas municipais de educação infantil da cidade. Os pais estão sendo alertados, por meio de anúncios em rádio, a entregar os outros brinquedos à polícia.

Em outro brinquedo, que ainda não havia sido distribuído, foi encontrada uma substância de cor marrom, com pequenos pregos misturados. Suspeita-se de que se trata de explosivos.

O menino Guilherme descobriu que o seu fusca de fricção (que se movimenta por atrito com o chão) escondia drogas ao tentar, com a ajuda do pai, desmontar o brinquedo, que não funcionava. Dentro estavam 20 notas falsas de R$ 50 e 30 gramas de uma substância branca que a polícia diz ser cocaína. Uma perícia irá confirmar isso.

O menino recebeu o presente durante festa de comemoração do Dia da Criança, na quarta-feira, feita na Escola Municipal Pingo de Gente, onde estuda.

Imgine como seria o "levar e contar" na escola na segunda-feira!

Carro a ar

Outro dia no trabalho pintou a discussão sobre o brasileiro que tinha desenvolvido um motor que funcionava à base de ar comprimido. Bastava um cilindro de ar comprimido e o carro andava alguns bons qulômetros todo serelepe por aí.

É nestas horas que a deficiência da nossa educação econômica se mostra flagrante.

Quase todos estavam maravilhados com a possibilidade de poder andar para lá e para cá pagando o precinho de um cilindro de ar comprimido.

Vejamos: o preço do cilindro de ar comprimido (ou da recarga, como queiram) é X porque o cruzamento da demanda com a oferta atuais assim o determina. Numa eventualidade de todos os carros do planeta migrarem para ar comprimido, duvido muito que o ar comprimido continue baratinho como é hoje. Talvez realmente seja economicamente mais interessante que usar gasolina mas é difícil dizer se terá o mesmo preço que tem atualmente. Me parece erro grave pensar que um determinado bem ou serviço terá o mesmo preço se alteradas as condições de oferta e/ou demanda, a não ser que ambas mudem de forma a manter o ponto de equilíbrio no mesmo patamar, o que não podemos dizer com antecedência. E não podemos tampouco desconsiderar a intromissão estatal que viria a galope, com as regulamentações e burocracia de praxe.

Provavelmente aconteceria algo parecido com o que há hoje: aqui os cilindros de ar comprimido automotivos seriam regulamentados e taxados até o osso e a concorrência seria mínima (talvez tivéssemos inclusive uma Arbrás para "garantir acesso ao ar comprimido de qualidade a todos os brasileiros"), enquanto outros países pagariam bem menos por causa da maior competição ou menor taxação sobre o produto.

10 outubro 2007

Instituições e o dilema tostines

Uma cultura desenvolvida é resultado de instituições sólidas ou instituições sólidas são resultado de uma cultura desenvolvida.

Na verdade nem se trata de dilema algum.

É claro que culturas desenvolvidas geram instituições sólidas.

E culturas atrasadas geram as aberrações que vemos diariamente nas páginas dos nossos jornais. A única semelhança que nossas instituições, em todos os níveis, guardam com as dos países dsenvolvidos é no nome.

07 outubro 2007

Tropa

Não vi e provavelmente não verei o Tropa de Elite, nem mesmo em DVD. Um coisa parece clara, no entanto: algumas pessoas estão muito incomodadas. Veja esta manchete:

'Tropa de Elite': moradores criticam apologia ao Bope

Lendo a reportagem, porém:

Moradores da Vila Cruzeiro, no complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, estão insatisfeitos com o que consideram "apologia" ao trabalho do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), no filme Tropa de Elite, que estreou nos cinemas neste final de semana. Segundo o líder comunitário da Vila Cruzeiro, Luís Cláudio dos Santos, a atuação dos agentes nas áreas carentes coloca em risco a vida da população, mas o problema não foi destacado pelo longa-metragem de José Padilha.

"Eles fantasiaram da forma que queriam. A realidade é bem diferente. Os homens do Bope chegam com o Caveirão (carro blindado utilizado em operações), os moradores se assustam e correm. Eles acabam sendo confundidos com criminosos e são baleados", destacou Santos.

(...)

A presidente do Movimento Pela Vida, Vera Alves, concorda com a opinião do líder comunitário da Vila Cruzeiro, mas acha que a ausência da "truculência policial" contra a população não teve a intenção de esconder o problema.

"O filme se preocupou mais com o lado do cotidiano da polícia para exaltar o Bope. Mas, de fato, deveria mostrar como, muitas vezes, os PMs invadem casas de pessoas inocentes. O filme chegou a exibir moradores sendo abordados com ignorância, mas foi algo superficial", disse.

Na reportagem ainda tem um depoimento de um sociólogo que questiona a opinião dos moradores da favela.

Ou seja, o jornal transformou a opinião de duas pessoas - sendo que uma delas talvez nem more em favela! - em "opinião dos moradores"!

Rocky Balboa

A conversa que todo pai deveria ter com seu(s) filho(s)

06 outubro 2007

Sarcasmo?

Acho que percebi um certo tom de sarcasmo nas palavras deste cubano:

"Há pessoas que chegam aqui em busca da imagem do Che sem saber realmente quem ele foi e nem o que fez. É como comprar um maço de cigarros," afirmou à Reuters Pando, 35.

As tatuagens de Che podem custar entre 10 e 30 dólares, variando de preço segundo o tamanho, as cores e a complexidade do desenho.

"Os estrangeiros que são comunistas dizem assim: 'Vou até a Cuba socialista, sou rebelde, vou fazer uma tatuagem do Che e voltarei orgulhoso para o meu país,"' disse.

04 outubro 2007

Mac-bobos

Este artigo faz uma crítica ao protecionismo da Apple em relação ao seu novo produto, o iPhone e toda a questão envolvendo o bloqueio do equipamento, etc.

É engraçado ver a ingenuidade com que certos assuntos são encarados. Um conhecido Mac-maníaco disse que a Apple era uma empresa que tinha certos princípios e que agora ela se transformou numa Microsoft da vida.

Tolinho.

A Apple (assim como a Google) adotou uma campanha de marketing eficiente que fez com que sua marca fosse automaticamente associada a sofisticação e gosto apurado (basta ver que geralmente filmes que se pretendem descolados, quando precisam colocar um computador na cena, geralmente usam Apple). A idéia - e nisto reside todo o conceito de Marketing - é justamente fazer as pessoas acreditarem que são especiais apenas pelo fato de possuírem um produto Apple, que pertencem a um grupo seleto.

Só que chega uma hora em que a empresa tem que defender seus interesses ("We do no evil", rá!) de um modo conflitante com a imagem que ela sempre vendeu. Quem sabe que tudo isso faz parte do jogo encara numa boa, mas os ingênuos batem pézinho e fazem becinho...

Hora de rir (ou chorar)

Poderia ter saído de uma comédia sobre sociedades que nada fazem sem que o estado se intrometa...

PROJETO DE LEI Nº 781/2006

Determina as obrigações que menciona relativas aos serviços de entrega em domicílio de restaurantes, lanchonetes, pizzarias e estabelecimentos similares situados no Município e dá outras providências.

Autora: Vereadora VERÕNICA COSTA

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DECRETA:

Art. 1.° Fica determinado que restaurantes, lanchonetes, pizzarias e estabelecimentos similares situados no Município, que oferecem serviços de entrega em domicílio, deverão colocar à disposição dos consumidores, pessoal suficiente e necessário para que a referida entrega se realize em tempo razoável para os mesmos.

§ 1° Para o fiel cumprimento desta Lei fica estabelecido como entrega em tempo razoável, conforme mencionada no caput , o prazo máximo de 30 (trinta) minutos em dias normais e de 40 (quarenta) minutos em feriados prolongados.