31 maio 2007

L-i-n-d-o

Depois de o cara se humilhar publicamente em troca de um cargo, periga ficar sem este e sem a dignidade. Se é que ainda lhe restava alguma.

Podem falar o que quiser do Lula mas que ele saber botar esses intelequituais para rebolar bonito, ah sabe.

29 maio 2007

De fato...

... isto é sensacional!




Via Refém do Estado.

Useful idiots are everywhere

Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas.

Cindy Sheehan, cujo filho Casey morreu em Bagdá em abril de 2004, se tornou um símbolo da campanha contra a guerra do Iraque desde que levantou acampamento em frente à propriedade de Bush em Crawford, no Texas, em agosto de 2005.

Quase dois anos depois, entretanto, ela criticou ativistas do movimento pacifista, a quem acusou de "colocar seus egos acima da paz e das vidas humanas".

"A primeira conclusão é que eu fui a queridinha da dita esquerda enquanto dirigi meus protestos apenas a George Bush e ao Partido Republicano. Claro, eu era massacrada e difamada pela direita como um 'fantoche' do Partido Democrata", ela escreveu no site Daily Kos, onde mantém um diário.

"Entretanto, quando comecei a considerar os Democratas da mesma maneira que considerava os Republicanos, o apoio à minha causa começou a erodir, e a 'esquerda' começou a me difamar com as mesmas mentiras que a direita usava."

"Acho que ninguém prestou atenção em mim quando disse que a questão da paz e de pessoas morrendo sem razões não é um problema de 'esquerda e direita', mas de 'certo e errado'".

Acho que nem é tão idiota assim, mas que foi útil, foi.

Ele venceu

E Hitler, do calorzinho do Inferno, comemora sua vitória (via De Gustibus...):

"Who's your daddy now?"

O sistema de cotas na UnB, ao contrário da maior parte dos existentes no País, leva em conta apenas a cor, não a situação financeira do candidato. Na hora da inscrição no vestibular, o candidato a uma das vagas pelo sistema precisa tirar uma foto, que é anexada à documentação. A foto é analisada por uma banca, que decide quem é ou não negro.

Eu, o reacionário

Quem lê este "reacionário" que aqui escreve sabe que concordo em gênero, número e grau com o Reinaldão:

Boa parte dos problemas ditos sociais no Brasil decorre, acreditem, da degeneração de costumes, da falta do respeito básico e elementar do marido por sua mulher, da mulher por seu marido, do casal por seus filhos, dos filhos pelos pais. Isso em qualquer classe social, tenham as pessoas a escolaridade que for. Esse laxismo está longe de fazer a felicidade das famílias; ao contrário, é fonte de danação.

Já escrevi, nos primórdios deste cafofo, que não acho que o Brasil se torne um paraíso comunista - não por falta de vontade de uns e outros, mas por incompetência mesmo e também pela nossa natureza. O que me preocupava era a destruição da tal "ordem burguesa" considerada necessária pelas esquerdas para que fosse substituída pela "democracia" do proletariado.

Isso sim causou e está causando danos quase que irreversíveis ao país.

28 maio 2007

Coisa de primeiro mundo

Bar gay na Austrália ganha direito de barrar heterossexuais

Um bar para gays na cidade australiana de Melbourne conquistou o direito de barrar a entrada de heterossexuais, contrariando as leis contra a discriminação do país.

E para aqueles que acham que essa discriminação abriu algum tipo de precedente, é melhor deixar as coisas bem claras:

Defensores das liberdades civis no país apoiaram a decisão do tribunal.

Segundo eles, homens gays precisam ter lugares para socializar onde não serão intimidados ou incomodados.

Acho que finalmente chegou o momento: o homem branco heterossexual virou cidadão de segunda classe, definitivamente.

E a massa "oprimida" grita

Rede Globo, pode esperar!
A tua hora vai chegar!

26 maio 2007

Diferenças

A pessoa erudita está para a inteligente, assim como o glutão está para o gourmet.

Back to home

Voltei. Devido ao fato de a Varig não estar mais voando direto para Caracas (partindo do Rio de Janeiro) optei por ir via Miami. Uma longa viagem mas a alternativa seria ir por Bogotá, passando por Guarulhos.

No thanks.

Voltar dos Estados Unidos é sempre ver uma exibição de auto-indulgência dos brazucas. Hoje tive que ouvir coisas como:

"Tento ensinar para a minha namorada [americana] que é importante poupar. Eles não têm esse hábito porque nunca tiveram inflação."

Estas foram palavras de um brasileiro que vive há sete anos nos isteitis. Não sei onde ele aprendeu economia - com certeza não foi com meu xará - mas prudência ao gastar o dinheiro é algo que NÃO se vê em países com altos índices de inflação. Por um motivo muito óbvio: sabendo que o dinheiro que está hoje em suas mãos não valerá nada amanhã, as pessoas tratam de convertê-lo o mais rápido possível em bens.

Mais uma:

"O brasileiro é foda. Vai pra lá [EUA] e se dá muito bem porque os americanos são muito bitolados."

O brasileiro, parece, é um tipo de Superman: só tem superpoderes fora da sua terra natal.

19 maio 2007

Começou

A campanha, travestida de preocupação com a Saúde Pública, a favor do aborto começou:

BRASÍLIA, RIO e SÃO PAULO - As complicações resultantes de abortos ilegais resultaram na internação de 1.205.361 mulheres nos hospitais da rede pública nos últimos cinco anos, segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), revela a edição deste domingo do jornal "O Globo". Foram mulheres que buscaram assistência médica por terem interrompido a gravidez com métodos arriscados e sem qualquer segurança. O custo para o Sistema Único de Saúde (SUS) dessas curetagens realizadas após abortos ilegais chegou a R$ 161,4 milhões nesse período. As curetagens são o segundo procedimento obstétrico mais praticado nas unidades de internação e são superadas apenas pelos partos normais. Para lidar com essa realidade, o país usa uma lei de 1947.

Próximo passos:

* Debates e mais debates com diversos especialistas;

* Programas mostrando a dor e o sofrimento das mulheres que tentaram um aborto ilegal;

* Algum político, sensibilizado com essa situação de calamidade pública, fará dessa sua causa pessoal e proporá uma consulta popular;

Finalmente!

Finalmente, às 18:33, o Globo noticiou no seu plantão a passeata pró-RCTV.

Hoje fiz uma brincadeira com um colega de trabalho:

Sabe o que a Venezuela falou pro Brasil? "Eu sou você amanhã".

Claro - espero! - que é um exagero, mas lendo esse trecho:

Datanalisis mostrou que quase 70 por cento dos venezuelanos preferem que a RCTV continue no ar, mais preocupados com o fim das novelas do que com a livre expressão.

Vendo o que vejo por aqui e como as coisas "funcionam", não seria absurdo nenhum mudar o trecho acima para:

Datafolha mostrou que quase 70 por cento dos brasileiros preferem que a Globo continue no ar, mais preocupados com o fim das novelas do que com a livre expressão.

Pobre América Latina...

Out of the Matrix

Está acontecendo aqui em Caracas uma manifestação pública contra a decisão do presidente de não renovar a concessão do canal de TV RCTV. Dei uma olhada nos nossos três maiores jornais (O Globo, Folha e Estadão) e os respectivos plantões não tocam no assunto.

Aguardemos...

16 maio 2007

Ora ora...

Ainda estou na terra do Huguito, mas não resisti e tive que fazer um pequeno comentário sobre esta notícia:

Os preços do gás natural produzido no país para o mercado interno vão continuar subindo gradulamente para permtiir, principalmente manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda. A informação foi dada há pouco pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao explicar que a demanda está crescendo cerca de 17% ao ano. Desde setembro de 2005, a Petrobras passou a aumentar os preços do gás natural produzido no país que estavam congelados desde o início do governo Lula em 2003. O forte crescimento do mercado de gás aliado aos problemas ocorridos com as importações do produto da Bolívia, fez com que a Petrobras passasse a realizar reajustes nos preços .

Ué, mas o papel do Estado, segundo certa corrente de pensamento, não é justamente corrigir as distorções - ou injustiças - do mercado? Se é para atuar de acordo com a maldita lei de oferta e demanda, que deixe o petróleo e o gás sob a tutela do mercado.

13 maio 2007

Pausa

Farei uma pequena pausa para ir visitar meu camarada Chavez. Se tiver um tempo durante minha estada em Caracas e se houver algo digno de nota, postarei aqui. Caso contrário, somente após meu retorno, dia 26.

Ah, parabéns para todas as mamães que passam por aqui!

12 maio 2007

Boa

Eu perdi essa

Sensacional!

O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), encaminhou hoje ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), representação contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) por suas palavras ofensivas contra as mulheres. O petista alega que Clodovil quebrou o decoro parlamentar por ter sido "preconceituoso, sexista e homofóbico" no exercício de seu mandato parlamentar --o que inclui o episódio de agressão verbal à deputada Cida Diogo (PT-RJ).

Isso me lembra aquela brincadeira de criança (do meu tempo de criança, pelo menos):

Faça uma pessoa repetir a palavra "ema" umas vinte vezes e, logo depois, pergunte:

- Como se chama a clara do ovo?

Quase sempre a resposta é "gema".

Trata-se de uma brincadeira onde explora-se o fato de o outro dar uma resposta sem pensar na questão feita.

Naquele tempo a gente ria de quem caía nela.

Hoje, a gente elege para deputado.

Arg-J-umentos

Meu xará dá outro exemplo de que argumentos falaciosos só escapam da crítica feroz quando proferidos pelas pessoas certas (ou erradas, eh eh eh):

Argumento neo-socialista:

As privatizações foram feitas a preço de banana para alguns caras.

Fatos da última semana:

As estatizações (bolivianas) foram feitas a preço de banana para alguns caras.

E aí?

Divertido será ver o presidente da Petrobras tentar nos convencer, com a ajuda da imprensa chapa-branca-Omo-Progress, que a tomada das refinarias foi um negócio da China para o Brasil.

O patriotismo é o último refúgio dos canalhas

Aha! Uhu! O Pan é nosso!

Mesmo antes da conclusão das obras, o Pan do Rio conseguiu a proeza de ser o mais caro da história. Os gastos somam até agora 3,6 bilhões de reais. O custo médio das quatro edições anteriores (Santo Domingo, Winnipeg, Mar del Plata e Havana) ficou muito abaixo: 280 milhões de reais. Ou seja, o Brasil está gastando doze vezes mais para promover o mesmo evento.

Depois do Pan é hora de mamar na Copa do Mundo! Deve ter gente salivando a essa hora..

E a massa? A massa grita:

Aha! Uhu! A Copa do Mundo é nossa!

11 maio 2007

Fobias

Isso pode:

A propaganda que gerou o maior número de reclamações – 553 – foi uma publicidade da Associação dos Policiais Gays com um texto que relaciona a violência homofóbica às motivações religiosas, ao lado da imagem de uma Bíblia e de uma poça de sangue.

10 maio 2007

Buffy II

Eu achei o texto da Buffy postado anteriormente durante o expediente e não deu tempo de elaborar uma coisa que fiquei matutando. Este trecho:

We were self-indulgent moral nihilists -- materialistic, selfish, and impulsive. We might have been having fun, but we'd created a culture no one would fight for.

Troca o tempo do verbo e isso descreve nossa classe média:

We are self-indulgent moral nihilists -- materialistic, selfish, and impulsive. We might be having fun, but we are creating a culture no one would fight for.

Se a globalização tem algum lado negativo, ele é o fato de, em muitos países, a prosperidade econômica ter chegado antes do desenvolvimento social. Os países ditos do primeiro mundo ainda sabem - apesar de estarem perdendo isso pouco a pouco - o que os tornou ricos e prósperos. Eles sabem que por trás do glamour de Hollywood, da agitação de New York ou da sofisticação de Paris muito sangue correu, literalmente.

Já os países de terceiro mundo acham que podem pular uma etapa civilizacional. Pensam que basta ter os mesmos bens de consumo aos quais os "ricos" têm acesso para que automaticamente se tornem civilizados. Assim eles julgam que nada mais há para aprender. "Tenho um iPod, logo existo."

Mas basta uma olhada mais cuidadosa para ver o cara na BMW jogando lixo pela janela do carro ou trafegando pelo acostamento; o sujeito de iPod jogando lixo na rua, fazendo xixi em lugar público (eu juro: aqui no Rio TODO local é um mictório em potencial); o bacana todo vestido de Nike depredando monumentos.

Tirando a capa vistosa proporcionada pela globalização, viramos meros bárbaros com acesso a bens de consumo. A conseqüência disso é que acabamos nos tornando mais consumistas pois o que termina por nos definir são os bens que possuímos e não os valores que defendemos.

Unnecessary (I wish) disclaimer

1 - Não sou católico.
2 - Nada tenho contra sexo desvinculado do casamento.
3 - Sou a favor de camisinha, pílula, tabelinha, enfim, qualquer meio de impedir a concepção.
4 - Nada tenho contra o divórcio, apesar de reconhecer nele uma tragédia (que impede uma maior).
5 - Conto, nos dedos das mãos presidenciais, as vezes em que em entrei numa Igreja.

As palavras do ministro

As palavras benevolentes do Ministro da Saúde se enquadram muito bem nesse trecho do Reinaldão:

Se há coisa que jamais faltou ao demônio — eu o tomo aqui como uma metáfora — é o culto à desconfiança. Se um dia tiverem tempo e oportunidade, leiam Les Cahiers de Monsieur Ouine — ou simplesmente Monsieur Ouine, do escritor católico francês, que morou no Brasil, Georges Bernanos. “Ouine” é uma soma de “Oui” (sim) e “Non – que tem em francês a variante gramatical “ne” (não). O demônio é justamente a indistinção entre o Mal e o Bem, ou é o Mal que é Bem, ou o Bem que é Mal. É, em suma, a empulhação disso que chamam por aí de “dialética” — quando querem convencê-lo a abrir mão de seus princípios para o seu próprio bem.

É a tentação do deserto.

09 maio 2007

Meramente uma questão de saúde pública

Ok, vamos adotar o ponto de vista do senhor ministro da Saúde:


Eu queria ouvir as mulheres. As manifestações são majoritariamente compostas por homens. Parece que infelizmente os homens não engravidam. Se engravidassem essa questão já estaria resolvida há muito tempo. As mulheres é que sofrem e se vêem sozinhas e as leis são feitas pelos homens", argumentou Temporão.

Para ele, a sociedade brasileira evoluiu bastante nos últimos anos e a discussão sobre aborto não pode mais ser considerada apenas do ponto de vista religioso ou ético e sim do prisma da saúde pública. "Eu tenho tentado há muito tempo tirar essa discussão da questão ética, religiosa, filosófica e do fundamentalismo e trazê-la para o campo real da dor, da morte e do sofrimento", comentou.

Vou adotar esse ponto de vista também e ver as coisas pelo prisma da Saúde Pública e abandonar qualquer visão ética ou religiosa.

Quantas pessoas nestepaís não ficam com seqüelas ou sofrem terrivelmente ao morrer devido a assassinatos mal realizados? É uma vergonha que, por estarmos presos a um dogma religioso ("não matarás"), nós condenemos inúmeros brasileiros à dor e sofrimento. Por isso, sugiro a criação da Secretaria de Execução Pública. O departamento funcionaria assim:

Aquele que tiver algum desafeto deve se dirigir à Secretaria munido de nome completo, endereço e foto do futuro alvo. Um profissional altamente qualificado comparecerá à residência do infeliz e realizará o serviço da forma mais indolor e higiênica possível, reduzindo, assim, as chances de sofrimento, dor e eventuais seqüelas que poderiam ocorrer caso o serviço fosse executado por um pistoleiro qualquer ou pelo próprio interessado. Além de tudo isso, a família do defunto receberá acompanhamento psicológico para superar a perda do ente querido.

O importante nesta questão toda é manter o foco na saúde pública e deixar de fora questões abstratas como ética e religião. Somente aqueles que morreram sofrendo ou ficaram com graves seqüelas sabem que não podemos deixar que dogmas continuem causando mais dor e sofrimento. Tirar das pessoas o direito de serem assassinadas com o acompanhamento do Estado é desumano.

Soa ridículo, não? Por que será?

Buffy

Eis aqui um texto magnífico sobre esse outro show. Confesso nunca ter visto a coisa por esse ângulo.

When Buffy the Vampire Slayer premiered on the WB Network in 1996, American culture was in trouble. Americans were bowling alone, pursuing individual interests to the detriment of the communal good. Business leaders were celebrating creativity and neglecting discipline. Nike's "Just do it" ads were teaching young people to break the rules. Hollywood was turning out "nightmares of depravity."

Americans had forgotten bourgeois virtue. Freedom and affluence had made us soft. We were self-indulgent moral nihilists -- materialistic, selfish, and impulsive. We might have been having fun, but we'd created a culture no one would fight for.

At least that's what the wise men said.

On September 11, 2001, they shut up. Ordinary Americans, it turned out, were not only brave but resilient and creative, even lethal, when it mattered.

Buffy was right all along.

For those who somehow missed its cult success, Buffy tells the story of an unlikely hero -- a pert, blonde teenager whom fate has destined to be the Slayer, the "one girl in all the world" endowed with the supernatural strength to protect humanity against the demon hordes. Buffy would rather be a cheerleader and prom queen, but a normal life is not to be. "No chess club and football games for me," she says. "I spend my free time in graveyards and dark alleys."

O texto todo é bom. Vale a lida.

Everwood

Isto aqui é melhor do que toda a produção televisiva, cinematográfica e teatral do bananão.

E é apenas um show de TV.

Uma perna ter acabado. E para quem já teve o prazer de conhecer as cidadezinhas do Colorado, é uma atração a mais recordar aquelas paisagens deslumbrantes.

Mas, para quem tem TV a Cabo, a Warner está reprisando.

Primeiro horário: 7h da manhã, mas deve passar em algum horário vespertino também.

É, troquei o noticiário matinal por entretenimento.

08 maio 2007

Recordar é viver

The Vice-President and The Potatoe Kid



Mais pérolas da figuraça:

"We don't want to go back to tomorrow, we want to go forward."

"The future will be better tomorrow."

"For NASA, space is still a high priority."

"It's time for the human race to enter the solar system."

E você aí reclamando do Supremo Apedeuta!

07 maio 2007

Isso é lindo!

Depois que o líder sindicalista chegou ao poder, seria lógico aqueles que serviram de degraus para que ele alcançasse o mais alto posto do poder executivo ficarem exultantes com o horizonte de conquistas que surgiria.

Rá! Rá! Rá! Rá! (link seguro)

O governo vai apertar o cerco às greves no setor público e estabelecer procedimentos rígidos para elas. No projeto de lei que será enviado ao Congresso para regulamentar as greves de servidores, todo o serviço público é considerado essencial, sem distinção.

A única chance, no Bananão, de a lógica ser aplicada é quando ela favorece o puder.

Going down - II

Agora os chilenos estão se dando conta da besteira que fizeram. Vamos ver se nas próximas eleições eles corrigirão a rota para recolocar o Chile no caminho de ser o único país da América do Sul que venha a se parecer com uma civilização.

SANTIAGO - A aprovação dos chilenos à gestão da presidente Michelle Bachelet caiu em abril a um dos níveis mais baixos desde que ela assumiu o cargo, em março do ano passado, em função de uma crise no sistema de transporte na capital.

(...)

"Os atributos pessoais da presidente continuam em processo de deterioração progressiva nas percepções do público. Comparando dezembro de 2006 com abril de 2007, as principais perdas ocorrem em sua credibilidade e capacidade de liderança", disse a Adimark GfK.

Talvez agora eles aprendam que ser socialista e mulher não credencia automaticamente ninguém para execer cargos públicos.

No caso de ser socialista, até atrapalha...

Going down...

Quão baixo pode um ser humano descer?

Errei. Os fatos demonstraram que o presidente não teve envolvimento direto ou indireto naqueles episódios e que insistiu, com a energia exigida pelo cargo, na averiguação necessária. Se até hoje a nação não sabe com exatidão o que aconteceu e quem de fato tem culpa pelos desvios que hajam ocorrido, não é por conta dele.
Nossas instituições políticas falharam duas vezes. Primeiro em manter regras, principalmente de financiamento das campanhas, que deixam os partidos vulneráveis às confusões dos financiamentos e às enroscadas do dinheiro; segundo, em deixar de chegar a uma conclusão segura a respeito do ocorrido. Fica a lição pessoal de que não basta ser ardoroso, como sou. O ardor precisa ser qualificado pela humildade, pela dúvida, pela abertura de espírito.
Ao convidar a mim, que combati com veemência o seu primeiro governo, o presidente demonstrou magnanimidade, que costuma ter duas raízes: força interior e preocupação com o futuro. O mesmo presidente que eu havia atacado em termos tão veementes me convida para participar dessa obra de transformação. Eu posso dizer não? Essa é uma concepção moral em política que eu não compartilho.

Palavras do futuro cabeça da SEALOPRA.

Conspiração

Não, eu não acredito que os jornalistas da nossa grande mídia fazem - conscientemente - parte de um grande esquema de conquista de poder. Alguns ganham um beneficiozinho ali e outro acolá. Outros são viúvas da URSS que ainda conversam com Stalin e Mao antes de dormir. Mas a esmagadora maioria é ignorante e/ou idiota mesmo. Tanto ou mais quanto o "povão" que eles pretendem educar.

Eu e Reinaldão sintonizados

Já falei muito disso aqui e acho que essa será a ruína das sociedades modernas: o medo de soar reacionário diante de um lixo dito progressista mas que só faz jogar as pessoas para a idade das trevas.

Ah, tenho de dizer: com efeito, a culpa não é dos Racionais; não é dos “manos” baderneiros; não é, claro, da Polícia. A culpa é de quem convidou. A culpa é dessa estupidez que acomete os governantes brasileiros, que adoram posar de “progressistas” e sem preconceitos. A culpa é desses conservadores brasileiros que têm vergonha daquilo que pensam e pretendem atuar com uma agenda que não lhes pertence; a culpa é dessa ambigüidade que toma conta mesmo dos partidos que deveriam estar identificados com a ordem, que cedem ao apelo e às patrulhas do esquerdismo, do onguismo, de todos os vigaristas politicamente corretos que andam por aí.

Mandou bem.

06 maio 2007

Ubaldo: the welfare state rocks!

Ainda que tardiamente João Ubaldo enxerga os perigos deste governo para um Brasil minimamente democrático.

Resta saber sse sua opinião é apenas sobre este governo ou sobre a ideologia que os move. Lendo este trecho:

Você tem, enfim (agora o necessário gerúndio, para ficar logo de vez na moda) de estar fazendo um pequeno esforço para estar lembrando os tipos de Estado, como o totalitário com xilocaína que muitos americanos desejam acabar de instituir por lá, ou o totalitário tipo você-é-para-mim-e-eu-não-sou-para-você, como o nazi-fascismo.

Não entendo de onde ele tirou a idéia de que os EUA caminham para um estado totalitário (a não ser que ele se refira, o que eu duvido, às recentes decisões da banda liberal da Suprema Corte, dando ao governo poderes de confiscar propriedades privadas para repassá-las a empresas que gerariam mais tax revenue). Mais incrível é colocar os EUA no saco de gatos totalitário e não mencionar nada sobre os estados totalitários socialistas de ontem e de hoje.

Vejamos este outro trecho. Quando a ideologia entra em jogo, um senhor de sei-lá-quantos-anos é capaz de proferir frases dignas de uma criança de 10 anos:

Há (...), por exemplo, o Estado do bem-estar social, dos quais o caso logo recordado é a Suécia. Nele o cidadão paga quase tudo o que ganha de impostos, mas o Estado também lhe dá quase tudo e todos vivem bem. E você tem do outro lado o Estado gendarme, o liberal clássico, que exerce funções básicas, como a segurança e outros serviços essenciais, e deixa o resto a cargo do jogo natural de interesses do indivíduo ou de grupos de indivíduos associados, em nossos dias o popular e nervosíssimo mercado.

Ok, talvez seja paranóia minha, mas o trecho não me parece uma explicação sobre modelos de Estado. Soa-me claramente uma declaração de preferência pelo modelo de bem-estar social. Afinal, se de um lado você tem um Estado onde "todos vivem bem" por que eu iria querer o outro lado, onde ficamos submetidos ao "nervosíssimo mercado"?

A ingenuidade deste trecho é fenomenal. Se, como indivíduos, temos nossos interesses (e isso é um fato) e o Estado é, em última instância composto por indivíduos, então os impostos pagos, tanto por nós quanto pelos suecos ou pelos americanos, ficam, no final das contas, a serviço dos interesses dos indivíduos membros do Estado que usam o recursos coletados de acordo com sua agenda pessoal. Achar que é possível a existência de um Estado onde o interesse individual fique completamente isolado do interesse coletivo (seja lá que diabos isso signifique) é a matéria-prima dos regimes totalitários. Só a oferta de um estado onde "todos vivem bem" já é uma oferta irrealizável, típica das oferecidas pelos vigaristas para fisgar trouxas,

05 maio 2007

Sapo na panela

Este post do Jorge Nobre me faz lembrar outra teoria (já perceberam que sou cheio das teorias, né?) sobre como nossas elites econômicas merecem cada escândalo, cada perda de liberdade e cada centavo de imposto de hoje e provavelmente do futuro.

Atenção: a partir daqui você lerá a mais pura teoria de botequim.

Durante muitas discussões com gente "muderna" de cabeça aberta em listas de discussão, todos citavam a "nova" Rússia e a China como exemplos de que o socialismo, o comunismo ou como queiram, se foi definitivamente e que essa preocupação com "comunistas embaixo de cama" era ridícula.

Bem, a "nova" Rússia tratou logo de mostrar quão vivo estava o ideário que fundou a URSS e a veia totalitária de Putin logo botou abaixo qualquer esperança de ver naquele país sequer vestígios de capitalismo.

A China, que vem crescendo a taxas admiráveis, continua um clube fechado onde empresas associadas ao Partido Comunista tudo podem, até mesmo desapropriar residências e fazendas. Aos que não fazem parte do clube, como sempre, a lei.

E nem vou mencionar os países africanos cujas populações sofrem nas mãos de governos totalitários.

Mas para nosso beautiful people, é mais importante posar de cool diante de tudo isso. Fingir um certo desprezo por esses assuntos mundanos. Afinal de contas, se o bancos lucram e na loja da esquina vende iPod, isso é uma evidência incontestável da presença do capitalismo.

Deve haver alguma explicação psicológica, sei lá. Afinal, deve ser um incômodo insuportável para um jovem inteligente, edcucado e viajado saber que seu destino está nas mãos de um bronco como um Lula ou u Chavez.

Então, em vez de dar a devida importância ao fato, o descolado faz de conta que tudo está na mais perfeita ordem; que Lula e o PT não representam nenhum perigo, porque o risco Brasil caiu como nunca ou porque o dólar está beirando R$2,00.

Até o momento em que não dá mais para fingir. E como membro de uma boa família, que fez curso de inglês, francês, sei lá, ele se manda para os EUA ou para algum país da Europa e a vida aqui no Bananão segue seu trágico destino.

É uma pena

Quando ele escreve essas bobagens.

Eu não sou católico, mas todos sabemos no Brasil que o catolicismo é a religião default: muitos que não seguem religião nenhuma declaram-se católicos, batizam-se e casam-se na Igreja. Muitos "católicos" só entram na Igreja no seu batismo e em casamentos, inclusive o seu.

Usar isso como argumento "Ahá" é de uma desonestidade absurda. Valeria sim, uma boa crítica ao comportamento médio do brasileiro (e muitos outros povos) que acende uma vela pra Deus e outra pro Diabo.

Ainda não vi o filme e possivelmente só verei em DVD, mas ele continua incapaz de ser o libertário que alega ser. Quem viaja motivado por bares, botequins e bordéis não pode falar nada do gosto de ninguém por nada.

Como seria o mundo governado por Janer?

Tolos, doentes e canalhas

Estes são os três grupos nos quais podemos enquadrar aqueles que possuem algum tipo de relação com o socialismo e suas variantes:

1) O tolo realmente acredita na pureza e nos grandes ideais de igualdade do socialismo. A tendência é que ele sofra decepções, uma atrás da outra, por parte daqueles nos quais seu voto de confiança é depositado. Confia plenamente em tudo que seu guru atual diz e, por outro lado, desconfia produndamente daqueles nos quais ele colou o rótulo de direitista. Foi eleitor do Lula e depois, desiludido, votou na Heloísa Helena. Apesar de ser um tipo que poderia despertar uma certa simpatia, o tolo merece um certo desprezo por sua preguiça mental. Muitas das armadilhas nas quais ele cai poderiam ser evitadas com a aplicação de lógica elementar.

O tolo hoje está profundamente decepcionado com Mangabeira Unger.

2) O doente é aquele que, diante de um escândalo sem explicações proporcionado por um companheiro, é capaz de encontrar alguma explicação, geralmente envolvendo uma conspiração da direita, para o fato. No fundo de sua alma já descobriu que o socialismo não passa de um lixo ideológico mas seu consciente se recusa a admitir isso. Por isso é capaz de racionalizar cada uma das atrocidades cometidas pelos seus pares. Talvez porque a alma humana não seja programada para suportar tanta baixeza sem se rebelar, quanto mais o socialismo e seus agentes se mostram podres, mais feroz são as reações do doente contra seus inimigos (direita, conservadores, capitalismo, etc.).

O doente hoje acredita que Mangabeira Unger foi iludido pela imprensa anti-Lula quando escreveu seu artigo esculachando o governo. Quando descobriu quão maravilhoso está sendo o governo, ele retirou do ar o tal artigo e aceitou um cargo no governo.

3) O canalha sabe que o socialismo é uma merda. Ele nem de longe gostaria de viver, se fosse um cidadão comum, num lugar onde o regime fosse socialista. Ele gosta de viver em lugares onde o maldito capitalismo transborda. Mas ele sabe que a quantidade de tolos (1) e doentes (2) é grande e que são grupos facilmente manipuláveis através de discursos ocos e sem muita profundidade intelectual. Ele sabe que basta demonizar o capital, o lucro, a propriedade e principalmente os Estados Unidos, além de falar meia-dúzia de bobagens enaltecendo o pobre, o trabalhador e - atualmente - os negros, para que milhões e milhões de votos sejam depositados em seu nome, ou que milhares ou milhões de reais caiam em seus bolsos. Sempre que um canalha faz de suas canalhices ele conta com a ajuda de outros canalhas e alguns doentes na mídia para manter os tolos iludidos e fornecer, aos demais doentes, teorias estapafúrdias para que estes racionalizem sua insanidade.

Não precisa ser muito perspicaz para encontrar o(s) canalha(s) no episódio da SEALOPRA.

04 maio 2007

Acho que vai melar

Apesar de toda minha torcida para que a Ségolène seja eleita, acho que meu wishful thinking, junto com o dos nossos - com o perdão da má palavra - jornalistas, não vai dar em nada.

PARIS - Nicolas Sarkozy deve ser eleito o próximo presidente da França nas eleições de domingo, segundo pesquisas de opinião. O candido de direita à Presidência da França, Nicolas Sarkozy, aumentou sua liderança sobre sua rival socialista, Ségolène Royal, às vésperas do segundo turno eleitoral de domingo, de acordo com uma nova sondagem publicada nesta sexta-feira.

Pegando carona

Eu estava matutando alguma coisa com o mesmo teor do parágrafo abaixo, mas já que alguém muito mais competente escreveu, não vejo por que não usar e me poupar o trabalho:

Nada debilita mais a inteligência racional do que a ostentação de racionalismo. Erigida em símbolo de autoridade, a razão perde toda eficácia cognitiva e se torna um mero fetiche hipnótico. O opinador ignorante, infectado de progressismo “científico” e decidido a não ler, ouvir ou compreender nada que possa abalar as suas crenças, é, na escala humana, a encarnação mais perfeita da invencibilidade absoluta. Nada pode demovê-lo da convicção de que seu apego fanático a chavões iluministas faz dele a personificação triunfante do conhecimento e das luzes, um herói libertador em luta contra o obscurantismo fundamentalista.

02 maio 2007

Fufu e mal pago

O que caracateriza uma civilização é o perfeito entendimento dos seus problemas, da sua gravidade e das medidas que devem ser tomadas para que tais problemas desapareçam ou, pelo menos, sejam atenuados.

Resumindo, mais ou menos, "situações desesperadoras requerem medidas desesperadas".

O que caracteriza uma tribo bárbara é a ignorância total e completa dos fenômenos que a cercam. Não possui capacidade cognitiva suficiente para determinar relações de causa-efeito e nem diferencia estas de meras correlações. Por isso está constantemente sofrendo dos mesmos males que não apenas se repetem, como se intensificam.

Olhando para nós o que vejo é um grupo de bárbaros querendo se passar por civilizados. Dentro desse grupo há uma divisão bem clara:

1) A elite: aparentemente ressentida por não ter nascido na Europa ou nos EUA, finge estar no mesmo patamar civilizacional, e até mesmo acima. É basicamente composta de políticos, artistas e intelectuais que empurram goela abaixo da população a sua visão de mundo. Vale lembrar que geralmente não sofrem as conseqüencias disso, pois possuem seguranças pagos com o nosso dinheiro ou privados. Para quem acha que eu exagero, um alto funcionário do governo, quando foi assaltado aqui no Rio de Janeiro, reclamou: "Logo eu que fui contra a progressão da pena!" Parece doentio. E é.

2) A classe média: esta está mais perdida que cego em tiroteio. Formada basicamente por profissionais liberais, nunca teve tempo - ou interesse - de se educar. Para simular uma cultura que não tem, repetem sem pestanejar tudo que é dito pelo grupo 1 (afinal, quem repete o que intelectual diz deve ser inteligente). Além de repetir tudo que a patota do grupo 1 fala, a classe média, por mais paradoxal que pareça, apóia politicamente os membros daquele grupo. Como exemplo, Jandira Feghali e Heloísa Helena tiveram - e sempre têm - excelente votação nos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro.

3) O pobres: estes estão fu**dos mesmo. Abandonados pelo Estado, são vistos pelo grupo 1 como massa de manobra (políticos) ou material de estudo (intelectuais). Para o grupo 2 não passam de mão-de-obra barata. São as maiores vítimas da esquizofrenia do grupo 1 e da estupidez do grupo 2. Como não vêem nenhuma perspectiva no Estado, geralmente - e racionalmente - cedem seus votos a políticos em troca de favores imediatos. Como esses políticos são invariavelmente safados, continuam sem ninguém que os represente e afundam cada vez mais.

As ações combinadas destes três grupos nos deixam com uma classe política que se divide em esquizofrênica e safada (ou ambos).

Alguma sociedade pode sobreviver a isso?

Deu no "Grobo"

Primeira página (edição impressa):

Anistia: polícia do Rio põe em risco segurança nas favelas

Como sei que a Anistia Internacional é uma entidade que se preocupa com a segurança de todos os seres humanos e não apenas com a dos criminosos, devido à lamentável execução de mais dois policiais hoje no Rio de Janeiro, tenho absoluta certeza de que amanhã a primeira página será:

Anistia: polícia do Rio vive em constante risco devido às precárias condições de trabalho

Rá! Claro que "dão"!

Olha, levando em consideração o dinheiro que se paga a um PM, suas condições de trabalho e o respeito que eles têm por parte da população como um todo, eu até acho que nossa polícia é bem razoável.

01 maio 2007

Capitalism for dummies

(Achei no A arte da fuga)

É, eu sei que o desenho é meio bobinho para quem já passou dos 7 anos. Além de ter um nada sutil toque de doutrinação.

O problema é que tem tanta gente por aí que, apesar dos cabelos grisalhos, ainda continua mentalmente usando fraldas que uma olhada nesta peça de propaganda pode dar uma ajudinha.



O melhor de tudo: um americano (na verdade qualquer cidadão de um regime livre, mas neste caso o desenho é americano. Me sinto ridículo dando esta explicação mas, trust me, é necessária) pode escrever no seu blog, revista ou jornal e também falar no rádio ou programa de TV que esse tipo de doutrinação é absurda e ele não será "suicidado"!

Agora cá entre nós, a nossa imprensa parece o carinha que fica repetindo "Everything is fine! Everything is fine! Everything is fine! ..." O triste é que nenhuma coação foi necessária por essas bandas.

Suíça

Artigo do meu xará sobre a posição deste paraíso terrestre no contexto europeu.



É um país que eu recomendo a visita.

Mas cabe um aviso: a reentrada no Bananão é extremamente dolorosa!

No meu não, pô!

Ainda estou me recuperando das boas gargalhadas que dei com a colunista de economia do Globo na edição de hoje (dica do Nemerson). A - com o perdão da má palavra - jornalista, quando descobriu que também era alvo da voracidade tributária do governo federal, subitamente mudou de opinião quanto a tal emenda 3.

Entendo sua revolta. Muitos profissionais atualmente buscam contratos do tipo PJ para fugir da pesada carga tributária que esmaga empregadores e empregados nestepaís. É um trato que, no final das contas, fica bom para todo mundo menos para o governo. Entendo também que a - novamente peço perdão - jornalista acredite, junto com "artistas e intelectuais", pertencer a uma casta superior que não deveria ser penalizada com impostos tão pesados (um cara malvado diria que ela pensa "puxa, logo nós que damos a maior força para o governo!", mas eu não sou malvado).

Assim é a vida no Bananão: o povo tem chance de escapar apenas das investidas do governo que também atingem a elite. Eu digo a verdadeira elite, como a senhora colunista e seus amiguinhos "artistas e intelectuais". Nós, por outro lado, somos a zelite, entidade maligna a ser esmagada pelas forças populares.

O samba do rabino doido

Henry Sobel vai pedir perdão ao Papa

SÃO PAULO - O rabino Henry Sobel, presidente da Congregação Israelita Paulista, vai pedir perdão publicamente ao Papa Bento XVI, durante a visita do pontífice ao Brasil, de acordo com reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal espanhol El País.

Como bem disse minha esposa: só pode alguma coisa na água do Bananão.

Culpa da cultura da violência?

Vou aguardar nossos especialistas se manifestarem sobre este episódio:

(Via De Gustibus...)

PORTO ALEGRE - Seis rapazes, todos com idades entre 15 e 19 anos, foram baleados por atiradores que passaram dentro de dois carros em alta velocidade numa rua movimentada de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, ao amanhecer desta segunda-feira, 30.

Seria interessante eles esclarecerem para esse pobre diabo ignorante:

1) Como isso pode acontecer numa sociedade tão pacífica como a nossa? Se fosse naquela sociedade lá de riba que cultua a violência e fabrica Rambos, tudo bem. Mas aqui eu não compreendo!

2) Como isso pode acontecer numa sociedade avançada como a nossa que mantém rígido controle sobre a venda de armas de fogo? Se fosse lá naquela sociedade onde se pode comprar uma arma no Walmart e sair atirando a torto e a direito, eu entenderia. Mas aqui eu não compreendo!

Rio rumo ao Pan - II

Rio rumo ao Pan - II

Foto na primeira página do Globo de hoje: língua negra em São Conrado.